São Paulo Fashion Week, Moda ou Marca?
Começou essa semana mais uma edição da badalada semana de moda de São Paulo, na Bienal do Parque do Ibirapuera. O Tema desse ano remete ao centenário Japão-Brasil com toda as decorações e inspirações do tema oriental.
Mas percebi uma coisa, após três anos de convivência com a semana, seu glamour instantâneo ao acompanhar as tendências, mudou o foco do evento.
Andando pela bienal em clima sereno e com pouco movimento no primeiro dia, vi que o SPFW cada vez mais como um evento segmentado na ótica das marcas e do dinheiro e não da moda, das tendências ou do fashion, não só as marcas dos estilistas que desfilam durante a semana, mas também as grandes empresas investindo pesado para aparecerem cada vez mais, patrocinando o evento, patrocinando os lounges, colocando a marca em um espaço fisico da bienal ou até em ações menores.
Assim tornando o evento em um polo de marcas de diversos segmentos, e ainda rentabilizando o evento cada vez mais, aumento o investimento a cada ano que passa. Sendo bom para o São Paulo e para o Brasil.
Vi alguns anunciantes que devem ser citados pelo posicionamento e ações no evento.
Oi traz o mote da campanha tradicional pela Liberdade de ir e vir em seu lounge onde você pode desbloquear seu celular gratuitamente para ficar livre da restrição imposta por outras operadoras como Claro, Vivo e Tim. Lembrando que a Oi soube aproveitar a vinda para São Paulo e anunciar seu posicionamento junto a concorrência.
Havaianas mostra uma idéia muito interativa e divertida, dentro do lounge há uma imitação de sushi-bar onde os convidados tem um cardápio que selecionam os elementos para montar sua própria Havaianas com detalhes em japônes e simbolos orientais.
Mellissa traz uma esteira de todos os modelos da coleção (menos a mellissa masculina), onde ficam expostos aos visitantes e sorteam pares de sandálias.
Natura como sempre traz um lounge cada vez menor, onde mostra sua linha de produtos, cremes, maquiagens e perfumes. E esse ano lounges parceiros tem massagistas da natura para aquela relaxada básica.
TAM aproveita o evento para mostrar o novo uniforme inspirado na comemoração do centenário Brasil-Japão e ativação de marca.
Schincariol patrocina todas as bebidas dentro e fora da bienal com todas as linhas de produtos, Nova Schin, Água Schin, Schinka (linha de sucos) e refrigerantes. Ainda traz um restaurante japônes em parceria com o Nakombi e as bebidas. (Verifiquei uma falha no lounge da Caras/RSVP o refrigerante servido é da concorrente.)
SENAC na onda das ecobags, um dos maiores incentivadores da Moda no Brasil, traz um mix de moda, cultura, fotografia e culinária com palestras, exposições e demonstrações seguindo o tema do evento.
Banco do Brasil traz a novidade de ser o primeiro banco a patrocinar o evento, com seu serviço Banco do Brasil Estilo (Segmentado para clientes de Altos Valores) traz em seu lounge a proximidade com seus clientes e um SPA para relaxar os futuros.
Apenas uma observação básica foi o slogan batido, “O seu estilo de Banco.”
A experiente Motorola vem com mais um ano de lounge badalados de celebridades, ações de bluetooth e demonstração de aparelhos e serviços de mobilidade e diversão.
Ainda sabendo que o dinheiro é a base de qualquer bom negócio ou segmento, vejo que o SPFW pode virar uma feira de modas e não uma semana referência em conceito fashion no panorama mundial.
sábado, 21 de junho de 2008
SPFW - 2008 Moda ou Marca?
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