sábado, 21 de junho de 2008

SPFW - 2008 Moda ou Marca?

São Paulo Fashion Week, Moda ou Marca?

Começou essa semana mais uma edição da badalada semana de moda de São Paulo, na Bienal do Parque do Ibirapuera. O Tema desse ano remete ao centenário Japão-Brasil com toda as decorações e inspirações do tema oriental.

Mas percebi uma coisa, após três anos de convivência com a semana, seu glamour instantâneo ao acompanhar as tendências, mudou o foco do evento.

Andando pela bienal em clima sereno e com pouco movimento no primeiro dia, vi que o SPFW cada vez mais como um evento segmentado na ótica das marcas e do dinheiro e não da moda, das tendências ou do fashion, não só as marcas dos estilistas que desfilam durante a semana, mas também as grandes empresas investindo pesado para aparecerem cada vez mais, patrocinando o evento, patrocinando os lounges, colocando a marca em um espaço fisico da bienal ou até em ações menores.

Assim tornando o evento em um polo de marcas de diversos segmentos, e ainda rentabilizando o evento cada vez mais, aumento o investimento a cada ano que passa. Sendo bom para o São Paulo e para o Brasil.

Vi alguns anunciantes que devem ser citados pelo posicionamento e ações no evento.

Oi traz o mote da campanha tradicional pela Liberdade de ir e vir em seu lounge onde você pode desbloquear seu celular gratuitamente para ficar livre da restrição imposta por outras operadoras como Claro, Vivo e Tim. Lembrando que a Oi soube aproveitar a vinda para São Paulo e anunciar seu posicionamento junto a concorrência.

Havaianas mostra uma idéia muito interativa e divertida, dentro do lounge há uma imitação de sushi-bar onde os convidados tem um cardápio que selecionam os elementos para montar sua própria Havaianas com detalhes em japônes e simbolos orientais.

Mellissa traz uma esteira de todos os modelos da coleção (menos a mellissa masculina), onde ficam expostos aos visitantes e sorteam pares de sandálias.

Natura como sempre traz um lounge cada vez menor, onde mostra sua linha de produtos, cremes, maquiagens e perfumes. E esse ano lounges parceiros tem massagistas da natura para aquela relaxada básica.

TAM aproveita o evento para mostrar o novo uniforme inspirado na comemoração do centenário Brasil-Japão e ativação de marca.

Schincariol patrocina todas as bebidas dentro e fora da bienal com todas as linhas de produtos, Nova Schin, Água Schin, Schinka (linha de sucos) e refrigerantes. Ainda traz um restaurante japônes em parceria com o Nakombi e as bebidas. (Verifiquei uma falha no lounge da Caras/RSVP o refrigerante servido é da concorrente.)

SENAC na onda das ecobags, um dos maiores incentivadores da Moda no Brasil, traz um mix de moda, cultura, fotografia e culinária com palestras, exposições e demonstrações seguindo o tema do evento.

Banco do Brasil traz a novidade de ser o primeiro banco a patrocinar o evento, com seu serviço Banco do Brasil Estilo (Segmentado para clientes de Altos Valores) traz em seu lounge a proximidade com seus clientes e um SPA para relaxar os futuros.
Apenas uma observação básica foi o slogan batido, “O seu estilo de Banco.”
A experiente Motorola vem com mais um ano de lounge badalados de celebridades, ações de bluetooth e demonstração de aparelhos e serviços de mobilidade e diversão.

Ainda sabendo que o dinheiro é a base de qualquer bom negócio ou segmento, vejo que o SPFW pode virar uma feira de modas e não uma semana referência em conceito fashion no panorama mundial.

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